Seminário sobre observação de aves

Seminário sobre observação de aves

No dia 18 de abril, no centro de convenções de Praia do Forte, no município de Mata de São João, a Câmara Técnica Regional de Turismo da Costa dos Coqueiros juntamente com a Secretaria Estadual de Turismo realizou um seminário sobre observação de aves, potencialidade e geração de negócios na Costa dos Coqueiros.

Visando direcionar, esclarecer, aprimorar e promover o incremento do segmento na Costa dos Coqueiros. O seminário contou com as presenças da Fabíola Paes Leme – Superintendente de Serviços Turísticos da Setur – BA, Franklin Euzébio – Presidente/ Coordenador da Câmara Técnica, Alexandre Rossi – Secretário de Turismo de Mata de São João, Cláudio Telles – Secretário de Meio Ambiente do município do Conde, Edicarlos Moreira – Coordenador Regional do SEBRAE, Luciana Veríssimo – empreendimento Aruá observação de aves e natureza, Sérgio Cedraz – fotógrafo e passarinheiro do município de Camaçari, entre outros especialistas ligados a esta atividade.

O segmento de observação de aves é uma tendência mundial que promove a sustentabilidade e a conservação da fauna e da flora nas áreas onde é praticado. Em sua apresentação, a Superintendente Fabíola mencionou os números virtuosos da atividade turística da Bahia, falou sobre o turismo de experiência e como encantar o turista. Especificamente sobre o segmento de observação de aves, ela apresentou o perfil dos turistas, as oportunidades para o desenvolvimento e aprimoramento desta atividade.

Houve momentos de interação com o público realizando reflexões sobre o segmento. Na sequência das apresentações tivemos João Arthur, biólogo e coordenador do projeto Tamar nos municípios de Jandaíra e no conde. João durante a sua apresentação falou um pouco sobre o seu trabalho no projeto Tamar. Em seguida apresentou algumas fotos de diversas aves encontradas na região de Jandaíra e no Conde.

Sugeriu a possibilidade de realizar avistamento das aves marítimas. Na sequência, o secretário de Meio Ambiente Cláudio Telles apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas no município do Conde, destacando o turismo de base comunitária, gastronomia local e a criação da unidade de conservação ambiental na categoria mona na região de Siribinha.

No momento da sua apresentação, Cláudio convidou os condutores, as catadoras de mariscos/cozinheiras, o mestre careca responsável pelo projeto Siribeira e os biólogos Jéssica Sacramento e Rafael Félix. Assim foi encerrada as atividades no período da manhã. No retorno já no período da tarde, Luciana Veríssimo apresentou as atividades desenvolvidas na mata na região do Aruá. A bióloga relatou que fez parte do projeto Tamar por aproximadamente 16 anos. Dedicando-se sempre ao cuidado com os animais, a bióloga relatou que recebe diversos grupos de turistas com o objetivo específico de observação de aves e animais na natureza, o Aruá realiza um trabalho com as crianças….

Seminário sobre observação de aves

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!