Munícipio de Lauro de Freitas – Bahia

Sejam Bem-Vindos                                                                                                                                  

Sejam bem-vindos a um dos mais belos Destinos turísticos da BAHIA. O que você quer fazer? Aqui não faltam opções de lazer para os turistas. O incentivo à prática esportiva é referencial para toda a BAHIA e, ao lado do Turismo Étnico e Cultural, é também um dos maiores atrativos para os visitantes.

O nome original do Município, IPITANGA, que significa água vermelha e é o nome do principal rio que corta a cidade. Mais tarde renomeado como Santo Amaro de Ipitanga pelos Jesuítas que aqui chegaram, em alusão ao padroeiro e `à Igreja Matriz construída no séc. XVI que fica no ponto mais alto da cidade e finalmente Lauro de Freitas em homenagem a um ilustre político baiano.

Lauro de Freitas é privilegiada pela sua localização, a apenas 22 Km de Salvador, abençoada pela natureza, possui uma vocação natural para o turismo e inúmeras opções de lazer para os visitantes. O município localiza-se ao lado do Aeroporto Internacional de Salvador, onde inicia o Litoral Norte da BAHIA e é o Portal da Zona Turística da Costa dos Coqueiros. Além de Lauro de Freitas, a Zona Turística Costa dos Coqueiros é composta pelos municípios turísticos: Camaçari, Dias d’Ávila, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde, Jandaíra e Pojuca.

Para atender à demanda impulsionada pelo turismo de lazer e negócios, Lauro de Freitas possui hoje uma rede hoteleira com mais de 2 mil unidades habitacionais (UB’s) entre hotéis e pousadas de excelente padrão que completam a infraestrutura de hospitalidade do município.

 

Os Principais segmentos turísticos de Lauro de Freitas são turismo de sol e praia, entretenimento, gastronômico, negócios, turismo de eventos, esportes, religioso, turismo de base comunitária, ecoturismo, aventura, étnico afro, intercâmbio cultural e turismo de experiencia

TURISMO DE SOL E PRAIA

É o produto turístico que representa a parcela mais forte das correntes turísticas mundiais. A cidade de Lauro de Freitas possui 6 km de litoral banhado pelo Oceano Atlântico e que é dividido em três praias: Praia de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, respectivamente do sentido Sul – Norte, o que torna o Sol e Praia a sua principal vertente de exploração do turismo. A Praia de Buraquinho é conhecida pela beleza onde acontece o encontro entre o Rio Joanes, um dos principais rios da região, com o mar, considerada uma das mais belas praias da região norte do estado.

TURISMO CULTURAL

As Manifestações Culturais de Lauro de Freitas trazem em sua essência toda forma de expressão humana, seja através de celebrações e rituais ou por meio de outras vertentes da cultura local. O Patrimônio Cultural Material e Imaterial também se constitui como uma linguagem que expressa uma forma de sentir e pensar um acontecimento, um tempo, uma dada forma de ver as coisas do mundo, manifestações culturais intangíveis, como as tradições orais, a música, idiomas e festas, além dos bens artísticos.

Neste sentido, as festas populares expressam as formas identitárias dos grupos culturais locais, onde o motivo é de encontro, de fé ou simplesmente de celebrar, atrai e identificar devotos e indivíduos de mesma identidade. Manifestações Culturais como a Capoeira, o Samba de Roda, Blocos Afros, Ternos de Reis, Negro Fugido, Teatro, Dança, Artesanato e Artes Plásticas ao referencias no município.

A Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, datada do final do sec. XVII, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abriga uma raridade: um dos maiores conjuntos de azulejos portugueses contínuos do mundo. A Festa do Padroeiro, patrimônio cultural e imaterial da cidade, no mês de janeiro, é marcada além da lavagem das escadarias, por uma bela novena acompanhada de quermesse e, no dia 15, feriado municipal, missa solene, carreata e procissão, marcam o dia em honra ao glorioso Santo Amaro de Ipitanga.

Projeto Cultural Bankoma e Bloco Afro Bankoma nascem das oficinas de arte educação, lúdica pedagógica e de capacitação desenvolvidas no Terreiro São Jorge Filho da Gomeia e possibilita ações inclusivas aos povos de terreiros. O Bloco Afro Bankoma apresenta-se ao longo do ano em diversos eventos culturais, no Carnaval de Salvador e na 4ª Feira de Cinzas em Portão.

Entre as principais atividades culturais de Lauro de Freitas, destaca-se a capoeira. O município conta com 3000 mil capoeiristas, uma das maiores concentrações de mestres, contramestres e praticantes de capoeira sendo referência no estado da Bahia. O Polo de Capoeira, cooperativa de capoeiristas da cidade, reúne mais de 80 grupos ou associações, no qual surgiu a Orquestra de Berimbaus, regida pelo conceituado maestro Fred Dantas.

Lauro de Freitas possui também o Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, criado em 2021, um dos maiores do programa e atende mais de 200 crianças e adolescentes.

O samba de roda, nasceu no Recôncavo Baiano, no sec. XVI, entre os escravos das lavouras de cana-de-açúcar. Como o próprio nome diz, é uma roda formada com todos sambando. Dentre os principais, podemos destacar: no Centro, o Samba de Roda “As Matriarcas”, tendo Dona. Badinha como destaque; em Areia Branca, o “Saia Rendada” e no Quingoma o “Renascer do Quingoma” e em Portão, os sambas de viola, “Unidos de Portão” e o “Jorge da Gomeia”.

TURISMO DE ESPORTES

Lauro de Freitas tem sido a escolhida por dezenas de desportistas para a prática de diversas modalidades de esportes. As praias possuem uma beleza rara natural, piscinas naturais de águas mornas vasto coqueiral e areias bastante alvas onde é comum a prática de esportes a exemplo do surf, windsurfe, passeios de caiaque, Kitesurf, stand up, vôlei, futevôlei e beach tennis O Centro Pan-Americano de Judô é um equipamento esportivo, localizado na Praia de Ipitanga, utilizado para realização de vários campeonatos esportivos.

TURISMO ÉTNICO

0 Turismo Étnico Cultural envolve as comunidades representativas dos processos imigratórios africanos: comunidades quilombolas, povos de terreiros, capoeira, indígenas e outros grupos sociais que preservam seus legados étnicos como valores norteadores em seu modo de vida, saberes e fazeres.

O município tem grande vocação para o Turismo Religioso de Matriz Africana, o que é comprovado pela presença, Terreiros de Candomblé e de Umbanda. Com 426 Terreiros de Candomblé, sendo cinco tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia – IPAC e um pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN e dezenas de outros cadastrados, esses locais de permanência da vida cultural de um povo originalmente africano são conservados pelos praticantes da fé, que ao longo da história, reproduzem as suas matrizes tendo como maior destaque a Festa de Iemanjá, realizada no dia 2 de fevereiro na praia de Buraquinho. O Destinos Turísticos Inteligentes –  Rota  Turística de Matriz Africana contempla  dez Terreiros com Roteiros com visitas Guiadas

 

RESERVA INDÍGENA – Roteiros com visitas Guiadas

A Reserva Indígena Thá-Fene é um centro de resgate e preservação da cultura ancestral dos povos Kariri-Xocó e Fulni-ô, localizada no Quilombo do Quingoma, em Lauro de Freitas. Thá- Fene, “Semente Viva” – na língua portuguesa, é um remanescente de Mata Atlântica preservado, onde os indígenas realizam seus rituais nativos, praticam o dialeto original – o Yathê, e realizam apresentações culturais e nativas para o público visitante, estudantes, pesquisadores e turistas de várias nacionalidades. As principais atividades são: rituais de cantos e danças, oficina de pintura corporal, caminhada na Mata Atlântica, visita aos círculos sagrados, exposição permanente de arte Karirí-Fulni-ô, entre outras.

 

PARQUE ECOLÓGICO

O Parque Ecológico de Lauro de Freitas é um equipamento público, sob a administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, localizado no bairro de Vilas do Atlântico, com acesso na Praça da Avenida Praia de Itapuã. Os visitantes têm acesso aos viveiros, borboletário, orquidário, horta orgânica, parque infantil, trilha ecológica, espaço para piquenique, Concha Acústica e a própria sede administrativa. É possível programar no Parque, com grandes grupos, uma visita planejada, feita mediante o preenchimento de um requerimento, disponível no portal virtual da secretaria http://semarh.laurodefreitas.ba.gov.br/, com o objetivo de oferecer um melhor atendimento e suporte, pois os visitantes são recebidos e acompanhados por monitores. O Parque Ecológico funciona de terça-feira a domingo, de 9h às 17h.

POLO DE CERVEJA ARTESANAL – Roteiros com visitas Guiadas

Lauro de Freitas possui um Polo Cervejeiro, que além de se destacar no setor de serviços e comércio, e um segmento que cresceu foi o de cervejaria artesanal. Atualmente, nove fábricas estão instaladas no município de um total de 13 em todo o estado da Bahia. Aliado a Prefeitura, fabricantes da bebida planejam uma agenda de eventos com foco no turismo cervejeiro. Uma rota da cerveja artesanal oferece ao visitante a experiência de conhecer o processo de fabricação das cervejas numa visita guiada a algumas das fabricas localizadas no município.

POLO GASTRONÔMICO

A cidade de Lauro de Freitas é um polo da gastronomia nacional e internacional, onde o visitante poderá escolher desde a cozinha regional aos mais requintados pratos da culinária internacional nos restaurantes espalhados pela cidade. Conhecida pela sua rica gastronomia e possui uma variedade de restaurantes com comidas típicas, culinária internacional, churrascarias, pizzarias, temakerias, inúmeros bares, botecos, barracas de praia e empreendimentos com música ao vivo que oferecem uma culinária diversificada e um atendimento especial.

Entretenimento

Armazém Convention um dos mais estruturados espaços para eventos, localizado dentro do complexo do Parque Shopping Bahia, com uma área 100% climatizada capacidade para até oito mil pessoas. O espaço está totalmente preparado para receber shows, congressos, feiras, conferências, palestras, convenções, formaturas, entre outros, nos mais diferentes formatos, tamanhos e categorias. O espaço possui palco modular e uma estrutura pronta para atender todos os tipos de eventos além de um estacionamento do shopping com três mil vagas. O Armazém Convention tem uma variada programação para todo verão atraindo um público diversificado e turistas de vários estados e nacionalidades.

O Parque Shopping Bahia traz um marco importante para Lauro de Freitas e região. Inaugurado no início de 2020. O shopping é mais do que um centro de compras e entretenimento, com programação cultural diversificada e com grandes festivais de gastronômicos.

O Mercadão Bahia, localizado ao lado do Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, inaugurado em julho, tem como objetivo de oferecer produtos e serviços de diversos segmentos em um mesmo lugar. Com variados boxes e estacionamento com 400 vagas, o estabelecimento conta com operações de mercearias, empórios, peixarias, boutiques de carnes e hortifruti, boxes de embalagens, artesanato, bares, lanchonetes, restaurantes, importante equipamento turístico que promove Lauro de Freitas turisticamente.

O calendário das festividades da Cidade de Lauro de Freitas agrada a todos os gostos, credos e crenças. Iniciamos a primavera e depois o Verão com a Festa de São Francisco, depois a Micareta de Portão em outubro, Lavagem do Largo do Caranguejo e Festa de N. Sra. da Conceição de Areia Branca em dezembro, Reveillon nas Praias, Festa de Reis (5 e 6 de janeiro), a Festa do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga (15/01), Festa de Iemanjá, 2 de fevereiro e o Carnaval contemplando cinco bairros que prometem fortalecer ainda mais atividade turística de Lauro de Freitas.

 

Texto Autoria: Fernanda Aragão.