O município vem investindo em obras em Porto de Sauípe e Subaúma, calçamento de ruas, e, em parceria com o Governo do Estado, asfalto do acesso de Massarandupió.
Investimento em formação e treinamento de diversas áreas para recepção e atendimento ao turista.
Para garantir a segurança de banhistas nas três praias principais, haverá treinamento em resgate aquático, primeiros socorros e boas práticas para Salva Vidas e Bombeiros civis.
Quais atrativos são aposta para esta temporada?
Além do turismo de Sol e Praia, com extensão de mais de 30 km de praias deslumbrantes, além de rios, cachoeiras e dunas, Entre Rios oferece como atrativo o etnoturismo, com vivências indígenas e quilombolas. O destaque é para Massarandupió, recentemente premiada duas vezes, no quesito Turismo responsável, de base comunitária e de proteção ao meio ambiente:
O Quilombo de Massarandupió acaba de receber o Prêmio Batuc:
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) em parceria com a REDE BATUC, recebeu o Prêmio Global de Turismo Responsável-Melhor Solução para Diversidade e Inclusão. A premiação foi na World Travel Market (WTM), que aconteceu em Londres, na Inglaterra, e entre os Quilombos que oferecem vivências ancestrais e de preservação, está o Quilombo de Massarandupió.
A praia de Massarandupió também foi eleita pela CNN, recentemente, como uma das 20 melhores praias do mundo.
Além disso, o artesanato do Trançado Tupinambá também se destaca, recebendo reconhecimento através de premiações e pesquisas.
os eventos de verão também são grandes atrativos, desde o réveillon até o carnaval, passando pelas Lavagens de massarandupió, Porto de Sauípe, Sítio Novo e encerrando em Subaúma, cada uma das lavagens ofertando um mergulho na cultura de origem afrobrasileira, com os maiores cortejos da Costa dos Coqueiros, recebendo em sua totalidade quase 100 mil pessoas.
Entre Rios é também palco de cenários de rara beleza, onde a natureza reina absoluta e agracia os visitantes com todo o seu encanto; um verdadeiro toque dos deuses no Nordeste brasileiro. De norte a sul e de leste a oeste, a paisagem transforma-se em um lugar especial.
Trata-se do tipo de turismo que oferece a presença conjunta de água, sol e calor. A combinação desses elementos constitui-se no principal fator de atratividade, ocasionada especialmente por temperaturas quentes ou amenas, propícias à balneabilidade. Nesta terra, o sol reina na maior parte do tempo e o clima é aprazível o ano inteiro.
Massarandupió (naturismo)
Aproveitando seu isolamento, esta praia deserta, em 1999, tornou-se a primeira da categoria Naturismo, no Brasil, recentemente eleita pela CNN entre as 20 melhores Praias do mundo. A paisagem inclui um mar de pequenas ondas, cercado de coqueiros e dunas exuberantes. Tanta tranquilidade faz do local um dos pontos prediletos das tartarugas marinhas para a desova. A natureza preservada é seu maior atrativo, com algumas barracas perto do povoado e uma bela área para camping, situada ao redor de uma lagoa, atrás das dunas.
Em Massarandupio é possível conhecer a Aldeia Indígena Tekoá Tupinambá, o Quilombo Massarandupio e o Quilombo Limoeiro, permitindo ao turista uma imersão no Turismo de Base Comunitária e étnico, conhecendo seus costumes, culinária, terapias naturais e holísticas, além da natureza preservada. O artesanato de trançado Tupinambá da piaçava também é um dos atrativos procurados pelos visitantes.
Subaúma
Seus belos arrecifes, durante as baixas da maré, formam deliciosas piscinas naturais, que atraem visitantes do mundo inteiro. Com uma boa infra-estrutura, a praia oferece pousadas e barracas bem equipadas, que disponibilizam caiaques para aluguel. Lá, os pescadores fazem a famosa captura artesanal da lagosta utilizando fachos de luz, conhecido co “fachear”. O local também foi a primeira sede do Projeto Tamar, uma importante iniciativa para preservação das tartarugas marinhas. Cercada de lagoas e dunas exuberantes, Subaúma, de fato, é uma das grandes jóias da Costa dos Coqueiros.
Praia de Barra de Subaúma
O local é completamente urbanizado, com barracas de praia, restaurantes e pousadas. Os banhos de mar e de rio são favoráveis nesse trecho, que também é um excelente pesqueiro de robalo, pescada, canapum, vermelho e bagre. Os mergulhadores também se esbaldam com a grande ocorrência de lagosta em seus arrecifes.
Praia do Porto de Sauípe
Praia de altas ondas, propícia ao surfe. Por toda a faixa costeira há uma grande concentração de bares, restaurantes e pousadas. A presença de mulheres, que trançam artesanato em palha de piaçava, é uma marca registrada do local.
Barra do Rio Sauípe
O local é uma área de encontro entre as águas mornas do mar e as águas tranqüilas do rio, por isso é o mais procurado da região. É excelente para a prática de esportes náuticos, como caiaque e jet-ski. A infra-estrutura local inclui barracas de praia e um camping.
Na culinária, são encontrados grandes pratos do repertório baiano, como os à base de frutos do mar, moquecas e afins, além do destaque maior, o Arrumadinho, iguaria de feijão fradinho e carne do sol.